Ilze Scamparini notou algo que passou despercebido para muitos na primeira ação do Papa Leão XIV


A decisão tomada pelo Papa Leão XIV chamou a atenção da correspondente da Rede Globo em Roma.
A eleição de Robert Francis Prevost como o novo líder da Igreja Católica vai além de uma simples formalidade religiosa. No primeiro dia de seu pontificado, a escolha do novo papa gerou debates e especulações tanto dentro quanto fora dos muros do Vaticano.
Durante a transmissão ao vivo do Jornal Hoje, na quinta-feira (08/05), a experiente correspondente Ilze Scamparini destacou um aspecto que pode indicar uma ruptura simbólica com o papado anterior: o nome escolhido pelo pontífice.
Ilze Scamparini observa a escolha do Papa Leão XIV
“Um desejo do papa Francisco ele já não atendeu, pois o papa Francisco se referiu ao seu sucessor como João 24 em duas ocasiões. Ele optou por Leão XIV. Vamos ver quais serão as implicações disso”, enfatizou Ilze Scamparini em diálogo com César Tralli.
A escolha do nome Leão XIV não surpreendeu apenas os fiéis, mas também os observadores nos bastidores do Vaticano, pois remete a uma tradição mais conservadora e institucional, contrastando com o perfil pastoral e reformista que caracterizou o papado de Francisco.
Incerteza sobre a linha a ser adotada por Papa Leão XIV
No contexto da Igreja Católica, o nome escolhido pelo papa é um indicativo poderoso sobre o tipo de liderança que será exercida. Ao se afastar do simbolismo progressista associado ao nome “João” — que evoca João XXIII e a abertura do Concílio Vaticano II — e optar por “Leão”, Prevost parece sinalizar uma intenção de retomar fundamentos doutrinários mais tradicionais.
Apesar disso, Ilze Scamparini adotou uma postura cautelosa, afirmando que será necessário aguardar para entender qual caminho será trilhado pelo Papa Leão XIV. A escolha de Prevost também foi considerada uma surpresa dentro do próprio Conclave. Segundo Scamparini, embora ele estivesse entre os nomes cogitados, era visto como parte de uma “segunda linha” de favoritos.



